Tecnologia do Blogger.
RSS

Transição Capilar: Explicações

Oi gente!

Eu sou a Thay e, no momento, como não tenho algo muito definido, vou falar principalmente sobre  transição capilar e umas compras (achados) principalmente em lojas de departamento (como C&A, Leader, Riachuelo, Marisa e afins).

Esse primeiro post será sobre transição capilar, vou explicar um pouco do processo em si e em outro post falo pra vocês sobre como está sendo a minha.

Bom, vamos começar? Primeiramente, sei que muitos não sabem ou ainda tem muitas dúvidas, então...


  • Thay, que coisa é essa de transição capilar no fim das contas?
Transição capilar é quando nós cacheadas / crespas decidimos parar de usar químicas no nosso cabelo (alisamentos em geral como relaxamentos, progressivas e coisas do gênero) e assumimos nossos cachinhos / cabelo natural. Atualmente, vêm sendo muito divulgados em blogs voltados para beleza negra, mas pelo que eu tenho lido e visto, esse "processo" começou lá nos Estados Unidos e hoje em dia está contagiando as cacheadas pelo mundo todo.

  • Mas esse processo é fácil?
Não vou enganar vocês. Na maioria das vezes não é um processo fácil, ainda mais porque existem meninas (como eu) que usam química desde muito novas e que geralmente usam o cabelo liso, então é um grande choque mudar assim. Mais do que apenas decidir, é preciso muita paciência pra lidar com o processo, que é realmente complicado, o que faz muitas meninas desistirem do processo.

  • Por que é tão complicado?
Primeiramente porque a partir deste momento, você vai precisar ter uma melhor rotina de cuidados com seus cabelos. (Sugiro que leiam o post que a Nana já fez sobre "Cronograma Capilar" e que sigam se puderem e tem também o grupo no facebook "Cronograma Capilar") Vai ter muito mais trabalho. Além disso, por causa do chamado "período crítico", que é quando você está com o cabelo com duas texturas (ou seja, a raiz crespa/cacheada) e o comprimento liso. Nesse momento, há duas saídas: Big Chop ou Paciência.

* Mas o que é Big Chop ou BC?

Big Chop é o "grande corte" (Big = grande, chop = corte :P). É o corte no qual se retira toda a química ainda restante do cabelo. Na maioria das vezes, dependendo do tempo de transição, este corte pode ser bem curto.

* Todo mundo precisa passar pelo BC?

Não, muitas meninas completam a transição sem passar por ele, geralmente fazendo cortes menores e sucessivos em um determinado espaço de tempo (isso é, ir tirando a química aos pouquinhos). Tudo depende da sua paciência e coragem para tirar toda a química de uma vez. Aí é que entra o fator paciência. Pras meninas que não querem ou por muitos fatores não podem fazer grandes cortes nos cabelos, há uma infinidade de dicas e penteados para tornar essa transição mais fácil.

Bom, este é um grande resumo! Fiz isso como uma explicação prática sobre a transição capilar. Pras meninas que se interessarem pelo assunto, vou deixar alguns links onde vocês poderão encontrar mais respostas. Para visitar os sites, basta clicar nos títulos abaixo:
  1. Transição Capilar, como começar? (site) - Uma explicação mais completa sobre o processo.
  2. Transição Capilar (Página do facebook)
Pras meninas que estão com coragem e que decidirem realmente entrar no mundo das cacheadas, sugiro:
  1. Cacheadas em transição (Grupo no facebook) - As meninas mostram seu dia-a-dia, seus cabelos, tiram dúvidas e dão força para que não desistamos do objetivo.
Bom, gente, é isso. Espero que tenham gostado desse primeiro post.
Com o tempo, irei postar mais sobre o assunto, inclusive mais links e dicas pras meninas que já estão em transição e também falar de como está sendo minha experiência.

Beijos, Thay.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário